Concursos Públicos: uma alternativa justa e democrática de carreira
No Brasil o sistema para ingresso na carreira dos órgãos públicos se dá por meio dos concursos públicos. Essa é a forma democrática que o país encontrou para escolher os candidatos mais preparados para as vagas que compõem a estrutura essencial para o bom funcionamento do país.
Essa metodologia foi adotada para evitar que pessoas sem conhecimento e formação fossem indicadas por pessoas influentes para exercer os cargos. Dessa maneira, esse método foi desenvolvido como uma alternativa justa e democrática de ingresso na carreira pública.
A carreira pública é almejada por pessoas que querem estabilidade no emprego e que vão contribuir para um Brasil melhor. A estabilidade vem da premissa de que os servidores não serão demitidos arbitrariamente. Para que ocorra a demissão de um servidor, deve ser instaurado um processo legitimo que assegure a ampla defesa, coibindo a ação monocrática e repressora dos dirigentes que ocorria há alguns anos.
Além da estabilidade, a remuneração dos cargos públicos costuma ser bastante atrativa. Os planos de carreira são definidos por lei específica, onde também são definidas as atribuições e direitos de cada servidor.
Existem ainda carreiras que são privativas do serviço público, como as carreiras da área de segurança. Ser policial ou bombeiro depende exclusivamente de ingresso por meio de concurso público. Quem tem essa vocação deve se preparar para as avaliações escrita e física.
Ser concursado é o sonho de muitos brasileiros. Mas não devemos esquecer que, acima da carreira e da remuneração, está o compromisso de servir ao povo e ao país. Vamos trilhar esse caminho até o sucesso e lembrar que, quando chegarmos ao topo, devemos exercer a profissão com dedicação fazendo jus à classe que queremos pertencer.
Se você deseja ser um servidor público cadastre-se e receba o nosso e-book “Guia para o Sucesso”.