A importância dos exercícios e simulados durante a preparação para concurso
Por que é tão importante praticar?
Quando você tira a carteira de motorista é porque foi considerado apto para dirigir, mas você só vai conseguir estacionar naquela vaga difícil depois de praticar muito. Assim é a sua preparação para qualquer concurso. Se você estudar e repassar todo o conteúdo, estará apto para fazer a prova. Mas as suas chances de conquistar aquela vaga tão almejada serão consideravelmente maiores se já tiver praticado bastante.
Mas por que é tão importante praticar?
Principalmente por causa do estilo da Banca. Não podemos esquecer dos motivos que nos levaram a estudar. Por qual motivo você está estudando? Para passar em determinado concurso, é claro. Sabemos que cada concurso é organizado por uma Banca diferente, cada uma com as suas peculiaridades e seu estilo particular de aplicar o conteúdo. Então, se souber toda a matéria mas não conhecer ou não estar familiarizado com o estilo da Banca, talvez você não passe. E se passar no concurso é o motivo que te levou a estudar, e conhecer a banca é tão importante para passar, então conheça a banca. Não pense que está sendo refém da Banca, só está seguindo as regras do jogo pelo motivo que te colocou nele. E não me entenda errado, não estou tirando a importância de estudar e conhecer de forma aprofundada as disciplinas exigidas nos editais, muito pelo contrário, essa parte é a base de qualquer preparação. O que estou dizendo é que para você obter os melhores resultados, existem outras estratégias muito eficazes que deverá adotar enquanto se prepara. É sabido que a concorrência é grande e que todos estão estudando e revisando as matérias. Então, fazer apenas o mesmo que todos estão fazendo, pode não ser o suficiente para vencer a concorrência. Quanto mais exercícios você fizer, mais saberá aplicar o conhecimento que adquiriu dentro do que a banca do seu concurso exige.
Você pode inclusive, revisar o conteúdo programático do edital fazendo exercícios. Pode pegar a disciplina, dividi-la por conteúdos e resolver exercícios de cada conteúdo. Assim é possível revisar a matéria exercitando-a no formato em que a banca do seu concurso exige.
Realizar simulados durante a sua preparação é outra forma extremamente eficaz de obter conhecimento. Há uma lista imensa de benefícios que os simulados trazem. Sabia que é bastante comum reprovar por conta do nervosismo? É claro que algum nervosismo na hora da prova é inevitável, mas já imaginou estar com o conteúdo todo em dia, tudo na cabeça, ter gastado tempo, dinheiro e emoção para se preparar e chegar na hora da prova e dar o famoso branco, por estar nervoso? Aí não dá né?
Pois então, isso acontece muito. Mas existem maneiras de evitar, tem que trabalhar desde já para que não aconteça com você. Como eu disse antes, ficar um pouco nervoso é inevitável, afinal pode ser a realização do seu sonho que está em jogo e isso mexe com o emocional de qualquer um. Mas é exatamente por esse motivo que é tão importante manter o controle. Tá valendo o sonho da sua vida. E nesse momento é preciso equilíbrio e concentração.
Fazer simulados vai possibilitar que faça uma autoavaliação de toda a sua postura e comportamento físico e emocional durante a prova. E vai muito além de testar o conhecimento teórico. O simulado contribui com isso também, afinal você pode identificar onde tem mais dificuldade e focar diretamente na disciplina que precisa intensificar os estudos. Mas a prática de simular a prova vai atuar com outras funções mais importantes. Seu papel principal e fundamental na preparação do concurseiro é justamente fazê-lo vivenciar a realidade do dia da avaliação.
Durante a realização do simulado você pode calcular e organizar o tempo que deve reservar para cada questão, para escrever a redação e para passar as respostas para o gabarito. E principalmente, vai te deixar familiarizado com essa realidade, diminuindo cada vez mais a tensão. Realizar simulados é uma das melhores, se não for a melhor, maneira de aprender a desenvolver o autocrontole.
Portanto, participe de quantos simulados for possível e se cobre em cada um como se estivesse na prova realmente, faça seus rituais de anteprova, não se atrase e dedique-se na resolução da avaliação, você só tem a ganhar.
Tag:Concurso, Exercícios, Simulados