CCJ aprova aumento no limite de idade para ingresso na Polícia Militar
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta terça-feira (09) o aumento da idade limite para ingresso na Polícia Militar. A idade passará agora de 30 para 35 anos. A emenda foi apresentada pelo Deputado Milton Hobus (PSD).
No projeto de lei (PLC/0032.4/2017), de autoria do Deputado Natalino Lázare, constava a solicitação de que os interessados não poderiam ter completado a idade máxima de 40 anos até o último dia de inscrição no concurso público. Hobus avaliou que 35 seria o ideal.
Assim, como Natalino, ele justificou que atualmente há um percentual muito pequeno da sociedade que conclui o ensino superior até os 24 anos de idade. “A média é 28 nos cursos presenciais. Mas para uma pequena quantidade de pessoas que fazem o ensino superior e para os trabalhadores que não têm dinheiro até para pagar uma faculdade, a média de formação é 35 anos, “afirmou.
O relator concordou com o mérito da ação proposta. Afirmou que hoje a expectativa de vida do brasileiro está subindo. Referiu-se ainda que, Santa Catarina tem uma das maiores taxas de longevidade do país, com mais de 78 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, com 35 anos ainda se tem juventude, inteligência e força para servir uma carreira como é a militar.
O texto agora continuará sua tramitação nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Segurança Pública.