Como focar nos estudos em meio à infinidade de informações inúteis
A era da informação, assim como tudo na vida, nos apresenta um lado bom e um lado ruim. Não dá para negar que é imenso o benefício de possibilitar a todos o acesso à informação. O mundo se tornou pequeno diante de nós e tudo parece estar ao nosso alcance. Porém, essa imensidão de possibilidades e informações acaba nos tirando o foco de atividades que queremos desenvolver. E por vezes, nos vemos perdidos no meio de tantas referências inúteis que nos deixam cada vez mais no raso, quando o que precisamos mesmo é de profundidade.
E então acontece que, mesmo seguindo nosso planejamento de estudos, respeitando os nossos horários pré-estabelecidos, ainda assim sentimos dificuldades para obtermos os resultados esperados. Sofremos com a dificuldade de estar presente em cada momento e de estar 100% presente na hora de estudar. As distrações insistem em disputar espaço em nossa mente, ocupando-se do nosso foco. É a aquela velha sensação de não estar aprendendo nada. Você cumpre a meta da atividade, lê o que planejou ler. Mas ao final, sente que não absorveu nada ou quase nada do que leu. Isso acontece porque não há atenção plena durante a tarefa.
Alcançar os nossos objetivos seria mais fácil se a nossa atenção estivesse todo tempo voltada para ações que andam também na direção da nossa meta. Tornando assim, todo o resto “informação inútil”. Pois tudo o que está acontecendo ao redor torna-se inútil naquele momento para nós, ou seja, não tem contribuição na nossa busca.
Mas como se libertar de tudo que não é útil na nossa busca? É quase impossível, afinal precisaríamos nos desligar de assuntos de família, dos amigos, do trabalho, de relacionamentos e das milhares de coisas que acontecem no nosso mundo todos os dias.
Uma das técnicas mais eficazes para conseguir manter a vida social e obter o máximo resultado durante as horas de estudo é prática de mindfulness.
Mindfulness
Mindfulness ou Atenção Plena consiste em estar presente, ou seja, um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. É um estado psicológico que surge quando treinamos nossa mente em um tipo particular de atenção. Essa técnica exige que você se concentre durante um período de tempo, em determinada coisa, como um objeto ou nas próprias reações de seu corpo: a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.
Você estará com a atenção totalmente voltada para algo específico, totalmente presente naquele momento e vivenciando a experiência sem nenhum julgamento, simplesmente vivendo o presente. Não julgar os pensamentos e as sensações é muito importante. Isto porque, ao não julgar você se coloca numa posição de curiosidade e abertura. O julgamento de si revela tristezas e tira o foco.
A prática
– sente-se confortavelmente com a coluna ereta. Não precisa ser com as pernas dobradas, pode ser na sua cadeira mesmo;
– adote uma postura simétrica e repouse as mãos sobre as coxas.
– feche os olhos e respire pelo abdômen.
– encontre um ponto de atenção para sua respiração. Pode ser a barriga inflando/esvaziando de ar ou o ar entrando no nariz;
– observe o ar entrando e saindo, batendo na região entre seu nariz e sua boca.
– permaneça assim. Quando um pensamento surgir, apenas deixe ele ir. Surgirão muitos pensamentos. Observe-os como nuvens passando no céu e deixo-os ir.
– ao notar a divagação, traga a atenção de volta para a respiração.
Coloque isso na rua rotina e execute essa técnica durante 5 minutos, todos os dias antes de estudar. Quanto mais você praticar, mais habilidade terá de selecionar onde quer colocar a sua atenção. Pode parecer difícil no início, mas com o tempo você pegará o jeito e verá que os benefícios são inúmeros. Você conseguirá manter o seu foco e sua atenção totalmente no que está estudando pelo tempo que precisar. Libertando-se das muitas informações inúteis durante o tempo em que precisa estar somente no seu planejamento de estudos.
A prática é muito importante para que conquiste alta performance em todas as áreas da sua vida, nos estudos então, o resultado pode ser extraordinário.