Concurso DEAP 2019: Por que seguir carreira de Agente Penitenciário?
O tão aguardado Edital do Concurso DEAP acaba de ser publicado! O certame vai preencher 600 vagas no cargo de Agente Penitenciário, sendo 420 vagas para candidatos do sexo masculino e 180 vagas para candidatos do sexo feminino. As provas objetivas serão realizadas na data provável de 01/12/2019.
A seleção será composta pelas seguintes etapas:
Primeira fase: Prova Escrita de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda fase: Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
Terceira fase: Avaliação de Aptidão Psicológica Vocacionada, de caráter eliminatório;
Quarta fase: Exame Toxicológico, de caráter eliminatório;
Quinta fase: Investigação Social de caráter eliminatório;
Sexta fase: Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório e classificatório
POR QUE SEGUIR CARREIRA DE AGENTE PENITENCIÁRIO?
O concurso garante estabilidade aos servidores e possui remuneração atrativa. Além disso e mais importante, o órgão desempenha um importantíssimo trabalho para a sociedade e recebe o digno reconhecimento e respeito da mesma, assim como seus servidores. Os Agentes Penitenciários desempenham a função de salvaguardar a sociedade civil. Eles contribuem bravamente para a promoção da cidadania e assumem definitivamente o papel de ordenadores sociais. No seu mais alto valor profissional, transformam criminosos em não criminosos.
Para seguir a carreira é preciso ter vocação e saber administrar os momentos muitas vezes difíceis que são enfrentados.
O Agente Penitenciário Gilson Borba, entrevistado pelo Essencial Concursos, diz que uma ótima forma de canalizar a carga absorvida nas difíceis tarefas do cargo é a prática de esportes. Essa foi a maneira que ele adotou para não deixar a carga emocional adquirida no dia-a-dia dos presídios influenciar sua vida pessoal e o relacionamento com sua família. “É preciso estar preparado física e psicologicamente, é preciso ter uma válvula de escape para não levar o peso negativo de uma penitenciária para dentro de casa”, afirma.
Conheça o DEAP
O DEAP SC (Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina) é o órgão responsável pela custódia e reinserção social de cidadãos encarcerados. Sua missão é administrar o sistema prisional catarinense, de forma integrada, visando custodiar os reclusos e contribuir para sua reinserção social.
O que faz um Agente do DEAP?
Os servidores podem desenvolver várias funções dentro do Órgão, bem como nas áreas operacional, financeira, administrativa ou jurídica.
O trabalho é baseado em segurança, organização e serenidade.
Na área operacional, os Agentes têm por responsabilidade vigiar as instituições prisionais, zelando pela segurança da sociedade, além de manter a integridade física e de saúde dos presos.
A rotina de trabalho compreende em atendimento, orientação e assistência à disciplina do preso.
O profissional vigia os presos com a finalidade de assegurar à custódia, de estabelecer a ordem dentro dos presídios, encaminhar demandas dos internos para a diretoria, informar possíveis ocorrências e conferir documentos.
A atividade engloba também planejamento, organização e a participação de programas e ações para a socialização do preso.
Realizam ainda, revista nos presidiários e visitantes e vigilância interna, além de lidarem com situações de conflito como rebeliões e fugas que por ventura possam ocorrer.
Os agentes realizam ainda contenção, escolta armada e auxiliam a polícia na captura de presos foragidos do sistema penitenciário.
Eles podem também, atuar nos Núcleos de Operações Táticas Regionais ou em grupos de nível Estadual como o SOE (Serviço de Operações e Escoltas), onde o ingresso é feito mediante treinamento específico.
O Estado de Santa Catarina conta com três tipos de grupos especializados no sistema prisional:
NOT – Núcleos de Operações Táticas, baseados em unidades prisionais. Atuam em Florianópolis, Lages e Chapecó.
SOE – Serviços de Operações e Escoltas, com base no DEAP, voltado para escoltas estaduais de alto risco e interestaduais.
GTI – Grupo Tático de Intervenção, com base em São Pedro de Alcântara, de atribuição específica para intervenção prisional.
Quanto ganha um Agente?
Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração é de R$3.993,82 (somados vencimento, gratificação fixa e auxílio alimentação).
Os servidores contam com os seguintes adicionais e gratificações:
Adicional de Atividade Penitenciária
100% do vencimento básico para os servidores lotados fora da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e da Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
222% do vencimento básico para os servidores lotados na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania ou na Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e em exercício nas suas respectivas unidades.
Gratificação por hora extraordinária
1 hora normal de trabalho + 50%
Adicional noturno
+ 25% do valor da hora normal de trabalho (das 22h às 6h)
Como ser um Agente?
Para ingressar na carreira de Agente Penitenciário é necessário ter diploma de Nível Superior em qualquer área de formação, ter idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Além disso, para seguir a carreira, o profissional precisa possuir facilidade de relacionamento pessoal e comunicar-se de forma expansiva e franca. Precisa manter o respeito às regras e normas institucionais, postura ético-profissional, capacidade de medir conflitos, possuir aptidão física e principalmente, dispor de equilíbrio emocional para lidar com as diferentes situações enfrentadas nos presídios. E é indispensável possuir conhecimento das leis e normas do sistema penitenciário para a atuação da profissão.
Para obter êxito e excelentes resultados na disputa pela vaga é preciso escolher um bom curso preparatório. Ele lhe auxiliará na organização e direcionamento dos estudos, além de oportunizar o suporte necessário para que alcance a aprovação. E ainda, frequentar aulas permite que você crie vínculos significativos com professores, ou seja, especialistas em preparação para concursos, o que certamente terá grande contribuição no seu preparo