Concurso DEAP 2019 – Projeto do edital está pronto
O concurso DEAP SC (Departamento de Administração Prisional) já está com o projeto do edital pronto, o próximo passo será o processo de escolha da banca que será responsável pela organização da seleção. O que, de acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP-SC), será iniciado em breve.
O certame irá ofertar 600 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. É provável que o edital do Concurso DEAD SC seja lançado ainda neste segundo semestre.
O governador Carlos Moisés já havia anunciado há algumas semanas, em seu perfil nas Redes Sociais, a realização do Concurso DEAP 2019. Segundo Moisés, o edital já está pronto e a sua publicação está prevista para os próximos dias. Este reforço no contingente permitirá a abertura de unidades já construídas e a ampliação de equipes de plantão, reforçando o sistema prisional no Estado.
O Concurso é aguardado desde 2017, quando o então Governador Eduardo Pinho Moreira anunciou a abertura do certame como uma das medidas tomadas para garantir a continuidade da redução na criminalidade no Estado.
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, a realização do concurso público é um anseio bastante antigo da pasta. “Essa medida vai proporcionar a abertura de novas vagas no sistema prisional, colocar em operação as vagas já existentes e otimizar outras vagas no sistema prisional, dando mais segurança para a sociedade catarinense”, destaca o secretário. Leandro já havia afirmado no final de 2018, que o Concurso DEAP seria realizado em 2019.
Após a publicação do edital, o Governo do Estado irá estabelecer o cronograma com a previsão do início das atividades dos novos agentes.
O presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, avaliou o anúncio de forma positiva. “O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica em mais pessoas encarceradas. Esse chamamento é muito oportuno porque vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional”, diz o presidente.
O vencimento inicial para um Agente do DEAP, conforme a Lei 675/2016, é de R$ 1.157,43. Todavia, os servidores do cargo contam com o Adicional de Atividade que correspondem a 222,25% do valor do vencimento da respectiva classe, entre outras, que somados chegam a R$ 3.993,82.