Concurso DEAP: falta de servidores compromete funcionamento de penitenciária no Estado
A falta de Agentes Penitenciários afeta o funcionamento de penitenciárias no Estado. Em Itajaí, a obra do Presídio Feminino que funcionará dentro do Complexo Prisional da Canhanduba, recebeu um investimento de mais de R$ 17 milhões e terá capacidade para 286 vagas, porém, continua sem poder iniciar as atividades. A instituição depende da disponibilização de novos agentes prisionais para possibilitar a abertura, pois faltam profissionais para que a estrutura possa receber as detentas.
Concurso DEAP – Edital pode sair no terceiro trimestre deste ano
O concurso DEAP SC (Departamento de Administração Prisional) já está com o projeto do edital pronto, o próximo passo será o processo de escolha da banca que será responsável pela organização da seleção. De acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP-SC), os procedimentos para escolha da banca iniciariam no mês de agosto. Sendo assim, é provável que o edital saia ainda no último trimestre deste ano.
O certame irá ofertar 600 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.
O governador Carlos Moisés anunciou em maio a realização do certame, e a comissão de servidores foi formada para dar então início aos procedimentos. Moisés, afirmou que o novo concurso vai permitir a ativação de novas alas nos presídios do estado e também a criação de novas unidades prisionais. Confira a declaração do governador:
“Esse anúncio de mais 600 vagas para agentes do sistema prisional catarinense supre a demanda para ativação de novas alas, novas unidades prisionais e também futuras unidades que serão construídas. Esses agentes vêm para que a gente possa atuar nas unidades de forma adequada com segurança para os agentes e também garantir um tratamento adequado aos internos do sistema prisional”
O Concurso é aguardado desde 2017, quando o então Governador Eduardo Pinho Moreira anunciou a abertura do certame como uma das medidas tomadas para garantir a continuidade da redução na criminalidade no Estado.
Último concurso
O último concurso da Instituição ocorreu em 2013, e a organizadora foi a Fepese – Fundação de Pesquisas Socioeconômicas da Universidade de Florianópolis. Há época, 270 vagas para masculinos e 30 para femininas foram ofertadas.
R$ 110,00 foi o valor da inscrição no concurso pretérito e as disciplinas abordadas naquela prova foram: Língua Portuguesa, Noções de Informática e Direitos Humanos relativas aos conhecimentos gerais, e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Estadual compondo os conhecimentos específicos, somando 70 questões.
PARTICIPE DO MELHOR PLANO DE ESTUDOS!