Concurso DEAP: Nossos professores falam sobre o perfil da FEPESE
Estar completamente preparado para uma prova envolve mais que dominar o conteúdo. Técnicas como resolver questões e conhecer a banca são tão importantes quanto revisar o conteúdo exigido no edital.
No seu processo de preparação, a prática de exercícios assume uma função fundamental para a aprovação e um reforço no processo de aprendizagem. Portanto, pratique muito, reserve um tempo para resolver questões da Banca todos os dias. Faca simulados, eles proporcionam o contato direto com uma realidade próxima da prova, e fazem você identificar suas dificuldades e limitações a tempo de moldá-las.
Cada banca responsável pela organização de concursos possui uma metodologia diferente e, estar familiarizado com essa metodologia na hora da prova pode garantir a sua aprovação. Conhecer a maneira como a banca aborda e cobra o conteúdo, bem como seus critérios de correção, pode determinar o sucesso ou o fracasso dos candidatos. É ideal que seja feita uma análise traçando as suas características, pensamentos, peculiaridades e preferências.
FEPESE e Concurso DEAP 2019
A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos foi fundada por professores da Universidade Federal de Santa Catarina há mais de 40 anos. A instituição tem como propósito desenvolver todo o processo necessário para a realização de seleções em concursos públicos. A banca é bastante conhecida entre os concurseiros e costuma estar à frente de certames bem concorridos.
Confira as dicas de nossos professores em às preferências da banca e o que será abordado no Concurso DEAP 2019:
A FEPESE adora princípio multiplicativo, análise combinatória, arranjo, permutação e probabilidade, pode ter certeza que muitas questões, talvez metade da prova do Concurso DEAP 2019, sejam relacionadas a esses assuntos.
Alberto Cobra – Professor de Raciocínio Lógico
Entende-se que quando se estuda para concursos, é importante conhecer o perfil da Banca e isso pode fazer a diferença. Depois do edital, deve-se baixar a cabeça e estudar muito, estudo que deve ser dividido em teoria e exercícios.
Em língua portuguesa, a FEPESE cobra alguns conteúdos, em especial crase, concordância verbal, colocação pronominal, pronomes e verbos.
Tenha foco! Não se esqueça de que serão 15 questões com pontuação de 1,5, portanto terá, um peso bem grande. Também vale salientar que as questões são formadas por 5 itens que cada um traz um tema diferente. Isso nos leva a 75 itens que abordarão o edital.
Drica Nunes – Professora de Língua Portuguesa
Em relação a temas que têm como base a lei, basicamente a FEPESE cobra a literalidade da lei. Em relação a temas que têm base na doutrina, geralmente a banca adota o entendimento majoritário, não adota a jurisprudência para provas que não são da carreira jurídica, como é o caso do DEAP. Falando de forma simples, a FEPESE não é uma banca tão difícil comparada a outras bancas como CESPE e FGV por exemplo, é uma banca simples, com questões simples.
Leonardo Torres – Professor de Administração Pública
Uma das melhores maneiras de conhecer o perfil da banca do seu concurso é praticar resolvendo questões. Pensando nisso, elaboramos um material com 400 questões da FEPESE comentadas. Esta é uma estratégia pedagógica que tem como objetivo facilitar a aprendizagem do concurseiro. Buscamos este formato porque queremos tornar possível a sua conquista e reconhecemos a sua dedicação e busca constante por melhores condições de vida para si e para sua família.