Concurso TRF 4 está autorizado e deve acontecer em 2019
O concurso para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Concurso TRF 4), está autorizado. A expectativa é que a publicação do edital aconteça ainda em 2019. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região no dia 25 de abril. O Tribunal possui jurisdição nos três estados da Região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A comissão organizadora já está formada, a portaria designa oito servidores para compor a comissão e realizar todos os trâmites necessários para dar andamento à seleção.
Desde 2014 sem concurso, há atualmente um alto número de vacâncias. Por esse motivo, o certame é uma das oportunidades da área de tribunais mais otimistas do ano de 2019. O TRF 4 e suas Seções Judiciárias possuem um total de 222 vacâncias. Os cargos disponíveis são de Analista (nível superior) e Técnico (nível médio). Anteriormente, o TRF 4 já havia publicado nota em seu site oficial onde afirmava a possibilidade de um novo concurso. Segundo o órgão, a procura por novos servidores é consequência do vencimento do último concurso, realizado em 2014.
Último concurso
No último concurso do órgão, que aconteceu em 2014, a organização foi de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC). O certame ofertou vagas para os cargos Técnico e Analista Judiciário. Todas as vagas foram para formação de cadastro reserva em diversas regiões, porém 593 candidatos aprovados foram nomeados.
A distribuição das nomeações foi da seguinte maneira:
Rio Grande do Sul – (305) 192 Técnicos e 113 Analistas
Paraná – (93) 11 técnicos e 82 analistas
Santa Catarina – 96
As oportunidades para Analista foram para as áreas Judiciária e de Apoio Especializado. Para Técnico foram para área Administrativa e Apoio Especializado. A remuneração inicial para Técnico era de R$ 5.007,82 e para Analista o inicial era de R$ 8.178,06.
As provas foram aplicadas nas cidades de Curitiba/PR, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS e continham conteúdos variados de Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Noções de Direito, a depender do cargo, além de conhecimentos específicos.
PREPARE-SE PARA O CONCURSO TRF4 2019