O edital do Concurso PM/SC está chegando, faça parte da “melhor polícia do Brasil”
O lançamento do Concurso PM/SC vem sendo evidenciado desde 2017, quando o Governador Raimundo Colombo, anunciou durante a Cerimônia de Formatura dos 918 novos Policiais, que no ano de 2018 a corporação realizaria um novo concurso público para a contratação de mais Policiais. A informação continuou sendo afirmada em diversos eventos que aconteceram em outros momentos. Porém, por falta de verbas, outras autoridades ligadas à Segurança Pública vieram a público e informaram que a realização do certame não mais aconteceria naquele ano.
Em 2018 o então Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira anunciou medidas que garantiriam a continuidade das ações de redução da criminalidade na área da Segurança Pública. Essas medidas consistiam (além das operações policiais, equipamentos, tecnologia e viaturas) no reforço do contingente. Para isto, foi anunciado o lançamento do Concurso Público para a contratação de Policiais Militares.
Cenário atual do concurso:
Com a eleição do Governador Carlos Moisés em outubro de 2018, a responsabilidade pela abertura do concurso foi repassada a ele, já que seria o futuro chefe do Executivo e responsável pela contratação.
Comandante Moisés, demonstrou durante sua campanha nas eleições, grande respeito pela classe policial e fomentou os investimentos na segurança da sociedade, como por exemplo recompor efetivos e reestruturar o sistema prisional. O que vai de encontro com as medidas anunciadas por Moreira para garantir a segurança da população catarinense.
Sendo assim, no dia 11 de fevereiro de 2019, Moisés anunciou a abertura do Concurso PM/SC 2019. Desde então, a corporação vem trabalhando para realizar a contratação banca que será responsável pela seleção. A banca que for escolhida irá coordenar, com a Comissão Geral de concursos da PM/SC, as seguintes etapas de avaliação: inscrição; prova escrita (objetiva e redação); e suporte na terceira fase, que consistirá em avaliações de saúde, física e psicológica, além da investigação social.
O concurso PM/SC 2019 ofertará 1000 vagas para Soldado. Deste total, 900 serão destinadas aos candidatos do sexo masculino e 100 ao sexo feminino.
De acordo com o projeto básico do concurso, os candidatos serão avaliados por uma prova objetiva com duração de 5 horas e composta por 58 questões no formato de múltipla escolha, além da elaboração de uma redação. As 58 questões serão divididas em:
– 08 de Noções de Direito Constitucional;
– 08 de Noções de Direito Penal Comum;
– 08 de Noções de Direito Processual Penal Comum;
– 08 de Legislação Institucional;
– 10 de Língua Portuguesa;
– 08 de Informática;
– 08 de raciocínio lógico.
No último concurso, que aconteceu em 2015 e ofertou 658 vagas, as provas objetivas tiveram 50 questões divididas entre as disciplinas de Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Comum, Noções de Direito Processual Penal Comum, Legislação Institucional, Língua Portuguesa e Informática.
Ainda segundo o projeto básico, a seleção acontecerá nas cidades de:
– Balneário Camboriú;
– Blumenau;
– Canoinhas;
– Criciúma;
– Florianópolis;
– Joaçaba;
– Joinville;
– Lages;
– Lages;
– Rio do Sul;
– São Miguel do Oeste;
– Tubarão.
Para participar da seleção é necessário possuir nível superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC, altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres), CNH e idade mínima de 18 e máxima de 30 anos. Os Soldados recebem, a título de remuneração, R$ 4.143,87 (conforme edital do último certame).
“A melhor polícia do Brasil”
Em 2018, o então general do Exército, Richard Nunes afirmou que o Estado de Santa Catarina tem a melhor polícia do Brasil. A afirmação foi feita por meio de um telefonema entre o General e o ex-secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, que a citou em diversos discursos. Segundo o General, Santa Catarina tem a melhor polícia e a melhor inteligência do Brasil.
Uma outra referência foi utilizada por Alceu em eventos, desta vez para expor a honestidade de policiais catarinenses. Em uma ligação telefônica, interceptada pela polícia, criminosos de uma facção combinavam sobre a necessidade de mais armas. Um deles, se comunicando de SC, diz ao comparsa, provavelmente de outro Estado:
– Aqui (em SC) não dá pra comprar policial.
Portanto, se sua vocação é ser policial, esta é definitivamente uma grande instituição para você fazer parte. O edital do concurso está quase saindo, aguardar que ele seja publicado para dar início aos estudos é desperdiçar uma bela oportunidade de mudar de vida, afinal, quanto mais tempo de preparação antes da prova, maior serão as chances da aprovação!